Letícia de Paula é uma engenheira e tradutora que borda e cuida de abelhas no alto da Serra da Mantiqueira. Formada na PUC-MG, em engenharia elétrica, e na Universidade de Damasco, em idioma árabe, usa a técnica de bordado livre para criar peças exclusivas como: roupas, artesanatos para decoração, utilidades e acessórios a fim de aplicar esta prática milenar na vida moderna, misturando cores formas e texturas dos meios em que viveu: o cerrado mineiro, a mata atlântica e o deserto do oriente médio!
O bordado surgiu na Grécia antiga, com a prática de ornamentação das túnicas, mas foi no Oriente Médio que as técnicas manuais de bordar foram aperfeiçoadas. Cada país tem seu estilo de bordado, fruto da sua cultura e valores, reproduzindo sua tradição e identificando sua história.
A partir do século VII, o bordado chegou ao Ocidente, e na sociedade moderna, alguns estilistas buscam identidade através deles em suas coleções, como Ronaldo Fraga, que leva para a sua obra aspectos do cerrado mineiro, com suas cores, texturas, formas, imagens, etc. Há séculos, as mulheres se utilizam dessa arte para transmitirem seus conhecimentos para as gerações futuras, através de reuniões onde as trocas de informações e o convívio social são estimulados.
“Um bordado é uma história contada por mãos” (trecho de um poema de Fernanda de Paula do livro Janela Enluarada)
Contato:
Para encomendar um bordado ou comprar algum disponível, envie uma mensagem para:
ledepa@gmail.com
Whatsapp: +55 11 982829546